E aqui estou eu... em casa, me sentindo meio mal, com uma suspeita de dengue...
Aproveitando o tempo, vim pesquisar, usar a internet pra tentar me ajudar a ajudar os alunos...Mas, sinceramente, muitas vezes não tenho vontade de fazer nada... será que isso é alguma doença, algum distúrbio?
Não encontro ânimo para procurar ou mesmo para elaborar coisas novas para a sala-de-aula, quando penso que na maioria das vezes os alunos não estão dando a mínima atenção para as aulas... Tenho consciência de que a mesmice, as aulas repetitivas e rotineiras acabam fazendo com que o interesse dos alunos seja ainda menor, mas e o nosso interesse, e a nossa vontade?
É cada dia mais complicado lidar com adolescentes que acham que podem e devem fazer o que querem na hora que bem desejam, não respeitam regras simples... e quando o resultado (o escolar) aparece em forma de reprovação toda a culpa é depositada única e exclusivamente no professor. É o professor que deve repensar sua prática, rever seus conceitos, se modificar. E quanto ao comportamento dos alunos? Esses continuam sendo os anjinhos da mamãe e do papai. E se não aprendem o conteúdo, o problema não está em usar o celular no meio da aula, nem em estar com fones de ouvido enquanto o professor explica, ou mesmo em estar batendo papo ou trocando bilhetinhos com os colegas, mas apenas e tão somente na aula que é chata ou no professor que não explica direito.
Tirando os avanços tecnológicos, todos nós também já fomos alunos e tivemos nossos momentos de conversa, de trocar bilhetinhos... eu, certa vez, passei parte de uma aula de matemática escutando música no meu walkman (coisa que nem era tão discreta quanto um celular... rsrsrs). Mas se acontecesse de o professor pegar e dar aquela bronca ficávamos quietinhos e torcíamos para que nossos pais não ficassem sabendo. Hoje em dia, alguns adolescentes ainda acham que é um absurdo o professor reclamar por essas coisas.
E aí, como ficamos? Será que a mudança de atitude tem que ser unilateral? Será que só o professor está errado? E como fazer pra recuperar a motivação perdida? São muitas perguntas e, sozinha, ainda não consegui encontrar respostas.
E vocês, o que acham? Falem um pouco do que pensam!
Daniele, mesmo com a idéia do curso, suas sugestões, e a grande maioria fazendo blogs de suas disciplinas, vc não. Vc captou uma das mais básicas e iniciais idéias do blog: um diário virtual.
ResponderExcluirTô ADORANDO.
Dá pra sentir suas emoções...